Dúvidas Frequentes
319
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-319,theme-bridge,bridge-core-3.2.0,qi-blocks-1.3.1,qodef-gutenberg--no-touch,woocommerce-no-js,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.7.8,qode-quick-view-for-woocommerce-1.0.4,qqvfw--no-touch,qode-wishlist-for-woocommerce-1.2,qwfw--no-touch,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,columns-4,qode-theme-ver-30.6.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.8,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-373

Dúvidas Frequentes

O QUE SÃO IMPLANTES DENTÁRIOS?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva em locais de dentes perdidos. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Ou conforme o Glossário de Termos de Prótese  define:IMPLANTE DENTAL: Um peça protética feita de liga aloplástica implantada no tecido oral abaixo da mucosa ou da camada perióstica,( justaposta ao osso), e/ou  no interior do osso para possibilitar suporte para a prótese dental, fixa ou removível; Uma estrutura(geralmente de metal –Titânio) que colocada no osso dos maxilares  e que dá suporte à prótese fixa ou removível.

 

O  implante  suporta  o abutment (intermediário) que  é adaptado ao mesmo, acima, dentro, ou através do osso. Apesar dos implantes dentais serem classificados por sua silhueta ou forma geométrica, geralmente implantes dentais são classificados baseando-se em seus componentes de ancoragem uma vez que estes se relacionam com o osso que lhes dá  sustentação e estabilidade. Assim, existem três tipos básicos de implante dental: subperiósteo, endoósseo e transósseo.

 

A decisão de qual sistema de ancoragem dá melhor sustentação na implantação inicial determina a categoria que melhor descreve o implante dental; O implante dental  suporta e retém a prótese fixa ou removível que será cimentado ou parafusado ao abutment (intermediário).

COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses suportadas e/ou retidas por implantes serão estáveis e firmes, não soltam e nem  mudam  de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. O uso de  dentaduras totais e  parciais , fixas ou removíveis sobre implantes, proporcionam uma situação mais natural, mais segura e mais confortável do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a dores, náuseas, desconforto e etc. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço desdentado deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos .

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.A Associação Dentária Americana considera seguros dois tipos de implantes. São eles:

  • Implantes ósseo integrado: estes são implantados cirurgicamente diretamente no osso maxilar. Uma vez cicatrizada a região da gengiva que o circunda, uma segunda cirurgia é necessária para conectar um pino ao implante original. Finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao pino, individualmente, ou agrupado em uma prótese fixa ou dentadura.
  • Implantes subperiósticos: consistem numa estrutura metálica que é encaixada sobre o maxilar  abaixo do tecido da gengiva. Assim que a gengiva cicatriza, a armação torna-se fixa ao maxilar. Pinos, que são ligados à armação, projetam-se através da gengiva. Assim como no implante ósseo integrado, dentes artificiais são, então, encaixados nos pinos.
O QUE É PRÓTESE DENTAL?

Substituição artificial (prótese) de um ou mais dentes (até a inteira dentição em cada arco) e estruturas dento-alveolares associadas. A prótese dental é comumente subcategorizada como prótese dental fixa ou prótese dental removível.

O QUE É PRÓTESE DENTAL FIXA?

Qualquer prótese dentária que é cimentada, parafusada ou mecanicamente ligada ou fixada de maneira segura aos dentes naturais, às raízes dos dentes, e / ou abutments de implantes dentários que fornecem o suporte principal para a prótese dentária. Isso pode incluir a substituição de um a dezesseis dentes em cada arcada dentária. Se um componente metálico ou cerâmico é incluído dentro da prótese dental fixa, esse componente é chamado de armação.

O QUE É PRÓTESE TOTAL?

Substituição  de todos os dentes naturais e tecidos de suporte perdidos em uma ou ambas as arcadas  por peças artificiais. Pode ser fixa sobre implantes ou removível.

O QUE É PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL?

É a  prótese que substitui toda a dentição  e as estruturas associadas (osso e gengiva) perdidos  do maxilar ou mandíbula( DENTADURA), e pode ser retirada e colocada pelo paciente.

O QUE É PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL?

Qualquer prótese que substitui algum dente de uma arcada parcialmente dentada e pode ser removida e colocada na boca(ROACH).

O QUE É COROA TOTAL?

Uma restauração que cobre toda a superfície coronal dos dentes.

O QUE É CLAREAMENO DENTAL?

Clareamento Dental – É o procedimento usado para clarear os dentes.

O QUE É PERIODONTIA?

É a especialidade da odontologia que engloba a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos tecidos de proteção e de suporte em volta dos dentes para a manutenção da saúde, função e estética destas estruturas, bem como repor estruturas de suporte dos dentes perdidas e estruturas de suporte por enxertia ou implante de dispositivos e materiais  naturais e sintéticos.

O QUE É PROFILAXIA ORAL?

É a remoção da placa bacteriana, cálculo e manchas da superfícies dos dentes e próteses dentais, através de raspagem e polimento, como medida preventiva para controle e manutenção da saúde.

O QUE É ESTÉTICA?

Pertinente ao estudo do belo e do senso de beleza. Descritivo de uma criação específica que resulta de tal estudo; objetiva beleza e atração, e provoca prazer.Pertinente à sensação  de  estética.

O QUE É ODONTOLOGIA ESTÉTICA?

A aplicação de princípios de estética à dentes naturais ou  às restaurações  artificiais.

O QUE É ESCULTURA LABIAL?

É a técnica de modelar os lábios, removendo sulcos e rugas, pela aplicação de produtos para preenchimento(àcido hialurônico) e/ou para bloquear a contração de certos  músculos (botox).

Ficou interessado em algum tratamento?